quinta-feira, 29 de abril de 2010

Despedida da Bolivia!!!!

Estamos de partida para o Brasil, um misto de felicidade por voltar e de tristeza por partir. Mas tenho certeza que retorno para a Bolivia um dia, pois deixei amigos, e novas pendecias e objetivos, para os quais estarei preparado no futuro. Para despedida resolvemos escalar um pouco de roca, e conhecer um tipo diferente de rocha pelo que eu sei  e raro no Brasil, que e o Conglomerado. Fomos para o Bairro ao sul de La Paz chamado de Aranjues, foi divertido e  foi bom para desenferrujar um pouco e voltar a sentir os dedos ardidos novamente. O que me impressiona em La Paz e que se pode descer quase 1000 mts sem sair da cidade, e uma cidade impressionante. E um lugar interessante para se escalar, e uma especie de campo base, pois tem via de todos os graus, graduadas no modo frances. A Estela amanheceu mal, finalmente pegou um deserranjo intestinal (comeu muuuito rsrsrsrs) eu escapei volto pro Brasil sem saber o que e isto, tambem comi pouco e agua so mineral, ate pra escovar os dentes. Como a Estela nao estava bem, e eu tenho menos experiencia, contratamos um guia, que por sinal ja conheciamos, o Hugo, muito bom guia, tentamos o nosso amigo Nolberto mas nao conseguimos contato telefonico...uma pena. Fizemos tudo em Top Rope, ele guiou, as vias, variaram de 5c (6sup Brasil?) a 6a (7a Brasil?) franceses.
Gostaria de agradecer a todos que me acompanharam minha viagem e da Estela, foi muito gostoso receber mensagens de amigos e familia de tao longe, tudo deu certo, claro que muitas coisas planejadas nao fizemos, e outras acabamos fazendo. Mas a mais importante foi nos divertir acima de tudo. Suerte a todos.

















terça-feira, 27 de abril de 2010

Feliz cumpleaños!!!!!

Entao agora sou magnum 44, passar aniversario na Bolivia esta sendo uma experiencia muitodiferente. Para comecar o dia fomos para o sitio arquelogico de Tiwanaku, fiquei impressionado. Nao tanto pelas ruinas mas pela cultura e historia incriveis, engracado que me marcou mais que a cultura Inca, e uma civilizacao muito mais antiga. Agora eu entendo o porque do povo Boliviano, ser tao orgulhoso da descendencia de Tiwanaku atraves dos Aymaras. Recebi muitas mensagens hoje do Brasil, fiquei muito feliz, muito emocionante receber o carinho de tao longe de amigos, familia, etc. A noite vamos comemorar em um restaurante japones muito legal que achei aqui em La Paz (tem sushi de truta do lago Titicaca), quem quiser vir esta convidado..rsrsrsrs.
Suerte a Todos!!!!!!!!
Nao me canso do Illimani mas esta foto da Estela com La Paz a seus pes ficou linda!!!

Chegada neste lugar muito loco

A piramide so tem um pedaco de fora, esta boa parte soterrada

A piramide foi soterrada pelos proprios Tiwanakus

Desenterrando outros sitios...

Me pegou de surpresa...

Como era grande!!!!

Outro totem

Muro reconstruido

Eu atras da porta do sol

Estelita

Cada figura e diferente da outra e representa um povo antigo

Kontiki

Detalhe do escoamento...

Porta do Sol feito em uma peca de Pedra Andesito

Ponce o incrivel toten feito tambem de uma peca unica de Andesito, os espanhois tentaram destruir este totem a tiros, mas devido a dureza da pedra nao conseguiram. Entao desenharam uma cruz no ombro direito...ridiculos estes conquistadores espanhois!!!!

Detalhe da cruz no ombro do Ponce, esta escuro mas se ampliar bem da pra ver.

Cabeca do Ponce

Toten de pachamama, e proibido fotografar hein!!!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

La Paz

Apesar de estar com muitas saudades do Brasil e de todos, me adaptei muito bem a La Paz. Claro que tem o lado da pobreza, na verdade miseria, mas estou acostumado morei no Rio de Janeiro que e muito parecido, e agora Sao Paulo, talvez por isto nao me abale. Aprendendo a conhecer a cidade se passa muito bem, tenho bons amigos aqui, come-se muito bem e tudo muito barato. Claro que a diferenca cultural e muito grande, nao que nos brasileiros somos superiores, eu admiro muito a cultura deles. Amanha vou conhecer as ruinas de Tiwanacu, que e o grande orgulho dos Bolivianos, ja que a cultura Inca e Peruana, Os Incas invadiram a Bolivia dominando seus povos. Seguem algumas fotinhas de hoje.

Restaurante indicado pela Moniquinha, o visual parece uma casa assombrada (entrei no clima...) mas a comida deliciosa!!!!!

Illimani que montanha mais linda!!!!

Estela come hein...estes sao so dela...rsrsrs
Tambem cada um custa uns 5 reais, e num lugar dos bao!!!!

Olha a variedade de batata no mercado

Mais um protesto na Bolivia, como eles gostam...para quem nao sabe a uns dias atras sequestraram uns turista que estavam no Uyuni. Tinham 4 Curitibanos, tudo deu certo e foram liberados 2 dias depois. O Itamarati nao considerou um sequestro, era um protesto de mineiros!!!

Seviche de Peixe Real do Lago Titicaca

O Shaika da Bolivia

domingo, 25 de abril de 2010

Titicaca

Resolvemos sair um pouco de La Paz e cair na estrada de novo, muito bom ja estava com saudades. Fomos para Copacabana, que fica as margens do lago Titicaca do lado Boliviano. Ja conhecia o Titicaca de Puno no Peru, mas realmente o lado Boliviano e mais limpo e cuidado (mas tem esgoto indo pra dentro do Lago). Fizemos o passeio para a Isla del Sol, acabou me surpreendendo, pois foi bonito, apesar de ser bem turistico, coisa que nao gosto muito, guia apressando sempre, monte de gente junto atrapalhando as fotos, informacoes desinteressantes, os passeios sao sempre feitos nos mesmo horarios, etc. Mas deu para curitir sim, ficando um pouco para tras do grupo, deu para ver a importancia que a ilha tinha para os Incas, com todas suas terrazas, uma quantidade incrivel, tambem em volta do Titicaca. So assim para alimentar enorme populacao Inca no auge, as terrazas ainda sao utilizadas hoje, claro que de maneira timida, com plantacoes de trigo, milho, batata, quenoa como principais. Tem poucas ruinas Incas, mas ate que interessante, mas o mais bonito e a natureza em volta do lago, com a visao da cordilheira real, a imensidao do lago, as vezes da impressao que estamos no mar, com ondulacao, mares, e com o horizonte aparentemente infinito.

Nosso estranho busao para Copa.

Entrada da Isla del Sol
Cordilheira real vista da Isla de Sol a direita a isla de la luna

Visao de cima da ilha, mais caminhada...

Terrazas

Visual...

Templo del Sol

Apontando o Ancohuma e o Illampu quarta e segunda maiores montanhas da Bolivia

Estrelinha...

Adios Isla del Sol...

Lua...

Por do Sol de Copacabana

Iglesia de Nuestra Señora Copacabana


Subindo mais um morro, agora so guento isso!!!!!

Copacabana