quarta-feira, 21 de abril de 2010

Condoriri

Chegamos a pouco da escala do Nevado Tarija, apesar de ser considerada uma montaha facil (para escaladores experientes), foi minha primeira experiencia em alta montanha (apesar que para os padroes das montanhas dos Andes Bolivianos seja baixa 5.350 mts). Muita emocao e dificuldade, pois eu a Estela aclimatamos muito mal nos 3 dias no acampamento base (4.650 mts). Eu fui pior pois nao dormi, e praticamente nao comi (Soroche), mas com muita determinacao e febre do cume (e com nosso fantastico guia Norberto!!!) conseguimos Cumbre!!!!
Seguem as fotos com comentarios, depois vou postar um depoimento pois a primeira montanha de altitude ninguem esquece!!!
Saida de La Paz vista de El Alto com o Illimani ao fundo

Caos e pobreza em El Alto

Altiplano Boliviano com o Cordilheia Real ao Fundo

Huayna Potosi Lindo como sempre na chegada a represa Tuni

Caminhada para o acampamento base

Chegada ao Condoriri...Estela, Guia Marcos do australiano Endrew, que escalou o Pequeno Alpamayo

Condoriri

Acampamento base, tinha ate barraca-refeitorio

Caminhada do campo base ao glaciar do Tarija, uma hora cansativa de 4.650 a 4.800.

O grande glaciar do Tarija

Detalhe da bota dupla com crampons

Treinamento para a primeira utilizacao de crampons e piolet.

Rumo ao Cumbre

Visao do amanhecer meio do glaciar do vale do Condoriri
Detalhe de uma das grandes e perigosas gretas
Gretas muitas gretas
Caminho entre as gretas, se ampliar da pra ver as pegadas
Descansando a 5.100 e -8, estava com calor pelo esforco da escalada
Nosso guia iluminado Norberto
Neve brilhando
Descansando de novo para atacar o cume, estavamos eu e Estela muito debilitados pela altitude, falta de ar e muito enjoo.
 Altitude, neve e sol sem protetor solar detona a pele

Felicidade no Cumbre
Equipo muito bom escalador ainda meia boca
Nossas pegadas no cume
O pequeno alpamayo (5.420) visto do cume do Tarija, escalar o tarija e a parte facil, daqui ate o cume do Pequeno Alpamayo e que o bicho pega, fica pra outra trip

Huayna Potosi visto do Cume sera que rola ainda???



18 comentários:

Paulo Roberto - Parofes disse...

Cara as fotos ficaram demais...
Tarija já está na minha lista de cumes como vc já sabe, o Pequeño Alpamayo está na minha lista de desejos. Mas quando eu for não irei pela normal e sim pela direta! Pelo glaciar lateral passando pela greta no gelo. Assim o lance fica interessante he he he
Abração e parabéns!

Unknown disse...

Nooooossaaaaa Jé...sem muitos comentarios....altas emoçoes hein? parabéns aos 2!!!beijos.Pri

Raquel disse...

Fotos lindas,incríveis. Admiro a coragem de vcs. Parabéns e cuidem-se, bjsss., mãe.

Jefferson Luis Bellenda disse...

Valeu parofes obrigado
Nossa cara eu vi esta parede de perto, e incrivel e assusta muito tecnica hein...vai que vc consegue com certeza e suerte!!!!
Grande Abrazo

Jefferson Luis Bellenda disse...

Oi Pri
Obrigado e bjssss!!!!!!!

Jefferson Luis Bellenda disse...

rsrsrsrs bjjjjsssss mamy!!!!!!

Unknown disse...

vcs superaram seus limites, esse eh o espirito e isso nao tem preco! parabens pela cume! bjs!

Rudá disse...

Graaaaaaaande companheiro!
Bem vindo aos 5000 m!
Forte braço!!!

hian disse...

E ai pai que doidera heim, lugar alucinante queria ta ae junto espero q estejam curtindo a viajem.
Abraços oculos de mosca kkk saudades

Hian disse...

E ai pai q doidera heim, alucinante o lugar qria tah junto ae, espero q estejam curtindo a viajem abração oculos de mosca rsrs saudades

Unknown disse...

Oi Jé, aqui é MIGUEL. Não é a mamãe, não é a mamãe.(família dinossauros) Que fotos lindas ! que cores! Ir até esse lugar é realmente um premio. No caso de voces é um premio redobrado pelo esforço e determinação pois é a primeira vez de uma escalada em montanha de gêlo de verdade.Sempre me impressionaram as "grotas". São traiçoeiras à bessa. Estou desejoso de escutar tudo dessas andanças. Bj, Miguel

Anônimo disse...

Oie..lindo os lugares...adorei as fotos...beijos Lidiane

Jefferson Luis Bellenda disse...

Oi Moniquinha obrigado querida
Euuuu superei meus limites a Estelinha estava beem melhor, mas descobri que nao e mutante, na ida so falava to cansada...to cansada...nao e mutante ne!!!!!

Jefferson Luis Bellenda disse...

Fala Ruda
Quem sabe um dia eu chego na tua pegada hein...dificil hein..mas vou atras no meu passo de tartaruga
Abraco

Jefferson Luis Bellenda disse...

Oi Filhao
Obrigado..gostou das gafas hein!!!!

Jefferson Luis Bellenda disse...

Oi Miguel
Pode deixar que tenho muitas historias, bjss

Jefferson Luis Bellenda disse...

Oi Lidi
Acho que vou ficar por aqui, se vira nos 30..hehehe
Bjsss

Unknown disse...

Jeferson?????oiiiiiii.... parabénssssss!!!! não esqueci do seu niver , que Deus te proteja e ilumine seus passos, tudo de bom e saiba que estou com muita saudades!!! bjsssssss